Daquelas delícias feitas para impressionar ou compor um belo buffet de saladas, essa receita ainda vai te ajudar a seguir um cardápio mais saudável e aliado à dieta!
Saladinha é algo indispensável para qualquer almoço, jantar ou refeição completa, não é mesmo?
Mas encontrar opções para variar e fugir do “alface+tomate” é um alívio e uma tremenda ajudinha para quem está em busca de opções mais saudáveis ou até tentando atrativos para seguir a dieta sem perder os sabores prazerosos.
Ingredientes
- 1 bandeja de cogumelo Eryngui da @zuccacogumelos
- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 dentes de alho picado
- 1 xícara de grão de bico pré cozido (sem casca)
- 1/2 xícara de ervilha (utilizo a congelada, por isso é tão verdinha)
- 100g de quinoa
- 1 xícara de caldo de legumes (ou água)
- 1 colher de sopa de shoyu
- 1/2 colher de café de pimenta cayena
- Óleo
- 1 xícara de alface picado
- 1/2 cenoura picada
- 1/2 xícara de repolho roxo picado
- Azeite
- Suco de 1 limão
- Sal a gosto
- 1 colher de sopa de açúcar
Modo de preparo
Com ajuda de uma peneira, lave a quinoa. Aqueça uma panela com óleo, frite a quinoa (como se fosse um arroz) com alho. Adicione o grão de bico e a ervilha, misture bem e adicione o caldo. Deixe cozinhar em fogo médio até que toda água evapore e a quinoa fique macia, tempere com sal. Reserve e deixe esfriar.
Corte os cogumelos em fatias finas. Aqueça uma frigideira com manteiga e 1 fio de óleo, adicione os cogumelos e deixe grelhar até começarem a ficar dourados, mexendo para não queimar. Adicione o shoyu e a pimenta, misture bem e cozinhe por mais 2min. Reserve em um prato, deixando o “caldo” que formou na panela.
Adicione açúcar na panela em que estavam os cogumelos, deixe cozinhar em fogo baixo até formar um molho agridoce. Reserve.
Em um prato de sua preferência, monte a salada: primeiro o molho, depois a quinoa, por cima as folhas e legumes temperados com azeite, limão e sal, por cima os cogumelos.